Este espaço, ainda em construção, apresentará brevemente a origem do Coletivo Contra Corrente (CC) e a participação em alguns espaços de atuação.

O processo de formação do CC inicia-se em 2009 quando estudantes da UFBA voltaram do CNE (Congresso Nacional dos Estudantes) insatisfeitos com os rumos de reorganização do ME. Entendia-se a necessidade de discutir e apontar novos rumos para a reorganização do ME, principalmente na UFBA. Inicialmente, organizávamos enquanto fórum (Fórum Contra Corrente – FCC) discutíamos tarefas para a reorganização do ME da UFBA, como: i) atuação conjunta para fora da universidade, juntamente com movimentos sociais; ii) construção de espaços de formação política, com política anti-governista e anti-capitalista; iii) trabalho de base; iv) avançar na consciência de classe, preferindo a luta direta à disputa institucional; v) revisão de métodos e práticas, como os de agitação e propaganda, com o uso de místicas. O FCC foi se consolidando no ME da UFBA (ainda de forma artesanal), construindo discussões e atuações na universidade como no fórum das licenciaturas, na atuação conjunta no processo de discussão do Congresso da UFBA e na construção de um Encontro de Formação Política (ENFOP). Em seguida, a partir da compreensão da necessidade de melhorarmos nosso formato organizativo, começamos a nos organizar enquanto Coletivo. A partir daí, iniciamos participação em processos de luta na UFBA como o Movimento RU um Real Já e participação nas mobilizações do ME de 2011.

O Contra Corrente é oriundo do ME e ainda atua no mesmo, mas em um período seguinte, os militantes do CC começam a se formar, saindo da universidade e tornando-se assalariados. Portanto, foi necessário avançar também na organização para conseguirmos dar conta das novas possibilidades de inserção. Mais do que uma questão de inserção, a organização deveria ter como foco a inserção no setor produtivo por entendermos a centralidade de organização do operariado, sujeito revolucionário. Esse momento representa mais um avanço organizativo do CC.

Espaço reservado ao registro do processo de mobilização ocorrido na UFBA em 2010…

Espaço para sistematização deste movimento ocorrido na UFBA no ano de 2011…

Deixe sua opnião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s